Valéria
Doná Muelas Marques Bonafé
Mulher 1984 Abril B+
Esquerda Ateia Feminista
Mãe Filha Irmã Tia
Brasil São Paulo Santa Teresinha Butantã
Mongaguá Gonçalves
Alemanha Stuttgart Payerstraße
Adenoide Miopia Rinite
Botas ortopédicas Aparelho dental
Carcinoma papilífero Endometriose profunda
Água Mar Rio Cachoeira
Viajar Nadar Consertar coisas
Jogos de cartas Quebra-cabeças
Roxo
Destilados Café Chocolate
Órgão elétrico Teclado Piano
Violão Trompete
Mazzarello Ars Sonus ULM ETESP
ECA-USP EACH-USP
Barioni Zani Bazarian
Correa de Oliveira Escobar
Ferraz Branda Lacerda Stroppa
Velardi
Educadora Ateliê Livre de Música EMESP ECA-USP
Pesquisadora Mestrado Doutorado Pós-doutorado
CNPq FAPESP CAPES
NuSom Laura
Sonora Microfonias
ECOAR
Artista Compositora
Valéria
Doná Muelas Marques Bonafé
Woman 1984 April B+
Left-wing Atheist Feminist
Mother Daughter Siter Aunt
Brazil São Paulo Santa Teresinha Butantã
Mongaguá Gonçalves
Germany Stuttgart Payerstraße
Adenoid Myopia Rhinitis
Orthopedic shoes Braces
Papillary carcinoma Deeply endometriosis
Water Sea River Waterfall
to travel to swim to fix things
Card games Puzzles
Purple
Spirits Coffee Chocolate
Eletric organ Keyboard Piano
Guitar Trumpet
Mazzarello Ars Sonus ULM ETESP
ECA-USP EACH-USP
Barioni Zani Bazarian
Correa de Oliveira Escobar
Ferraz Branda Lacerda Stroppa
Velardi
Educator Ateliê Livre de Música EMESP ECA-USP
Researcher Master PhD Post-doctorate
CNPq FAPESP CAPES
NuSom Laura
Sonora Microfonias
ECOAR
Artist Composer
Sou artista, pesquisadora e educadora.
Como artista, trabalho com composição de música vocal, instrumental e eletroacústica, integrando som e expressões literárias, visuais e dramáticas. Para mim, a composição é um espaço habitado por memórias, sonhos, sensibilidades e desejos. No centro da minha poética sonora está uma aposta na vocação radial da escuta, isto é, na compreensão de que a escuta não é um fenômeno exclusivamente coclear, mas sim uma experiência subjetiva e relacional que se abre para uma rede complexa de conexões e afetos.
Como pesquisadora, atuo principalmente nas áreas de processos criativos, estudos do som e feminismos. Meus principais interesses de pesquisa incluem: escuta e subjetividade; metodologias baseadas em práticas envolvendo som e escuta; cartografias de processos criativos; poéticas sonoras e feminismos; autobiografia sonora e auto-narrativas de artistas mulheres; e epistemologias da criação musical e sonora.
Sou uma das fundadoras da Sonora: músicas e feminismos, integrante do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo e desenvolvo o projeto de pesquisa-criação Microfonias: invenção e compartilhamento de escuta em parceria com a artista e pesquisadora Lílian Campesato. Atualmente, integro o grupo de pesquisa ECOAR - Estudos em Corpo e Arte e desenvolvo o projeto de pós-doutorado "Escuta e subjetividade na composição musical e sonora" na EACH-USP, sob supervisão de Marilia Velardi e com apoio da FAPESP.
I am an artist, researcher, and educator.
As an artist, I work with vocal, instrumental, and electroacoustic music composition, integrating sound with literary, visual, and dramatic expressions. For me, composition is a space inhabited by memories, dreams, sensibilities, and desires. At the core of my sound poetics lies a belief in the radial vocation of listening, that is, the understanding that listening is not exclusively a cochlear phenomenon, but rather a subjective and relational experience that opens up to a complex network of connections and affections.
As a researcher, I work primarily in the areas of creative processes, sound studies, and feminisms. My main research interests include: listening and subjectivity; practice-based methodologies involving sound and listening; cartographies of creative processes; sound poetics and feminisms; sonic autobiography and auto-narratives of women artists; and the epistemologies of musical and sonic creation.
I am one of the founders of Sonora: musics and feminisms, a member of NuSom – Research Center on Sonology at the University of São Paulo, and I develop the research-creation project Microfonias: invention and sharing of listening in collaboration with artist and researcher Lílian Campesato. Currently, I am part of the research group ECOAR - Studies in Body and Art and am developing the postdoctoral project "Listening and subjectivity in musical and sound composition" at EACH-USP, under the supervision of Marilia Velardi and with the support of FAPESP.